terça-feira, 5 de agosto de 2008

Caricaturas mal resolvidas



Ontem, terça-feira 5, o jornal Diário do Nordeste publicou a pesquisa da Tv Verdes Mares-Ibope, registrando empate técnico entre os candidatos Moroni Torgan (DEM) e Luizianne Lins (PT). Entretanto, o que venho chamar atenção aqui não são os resultados - já previamente postados em E-leitor - mas sim as imagens que a direção de arte do Diário do Nordeste usou pra representar os candidatos no infográfico.

Não consigo escrever isto sem ser impessoal, mas não consigo olhar a imagem distorcida da Luizianne Lins mais do que poucos segundos. Muita gente encarou como desrespeitoso o resultado das caricaturas - e, olhando pro Pastor Neto (PSC), Aguiar Júnior (PTC), a própria Luizianne Lins, e a Patrícia Saboya (PDT), dá pra constatar que quem fez isso estava bastante psicótico no momento.

Acho que não houve sucesso na intenção do pessoal da arte de fazer algo caricaturável dos candidatos a partir de fotos. Um exemplo oposto dessa situação acontece na identidade visual proposta pelo jornal O Povo na cobertura dessas eleições. A Cecília Andrade, uma das ilustradoras do jornal, retratou os candidatos como brinquedos feitos de papel construídos em papercraft. Algo bem inesperado - e esteticamente mais agradável.

É curioso pensar também como essa representação escolhida por cada veículo reflete o modo como o mesmo enxerga o assunto abordado. Como será que o Diário do Nordeste enxerga as eleições, caso continue seguindo com aquele tipo de representação? E o jornal O Povo, será que vê os candidatos como "brinquedos de papel"?
Isso dá, no mínimo, uma boa viagem...

Um comentário:

  1. realmente, tinha me chamado atenção a infelicidade da escolha de fazer caricaturas pelo photoshop. um desenho dificilmente conseguiria soar tão grotesco. já o d'o povo tinha me chamado atenção justamente pelo contrário, pela singeleza. o que isso representa, eu não sei, mas eu entendi algum tipo de ironia, já que cada candidato tenta passar uma imagem de mais santo que o outro, produtos bonitinhos e perfeitos para a compra. pra comprovar essa constatação basta ver o ridículo da foto do moroni com o pessoal do 'movimento' gay =p

    ResponderExcluir

 
Creative Commons License
Esta obra está protegida sob uma Licença Creative Commons.