sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Posturas


A coluna Cena G de hoje, no caderno Buchicho do O Povo, publicou uma foto do candidato à Prefeitura de Fortaleza Moroni Torgan (DEM) documentando sua presença em uma feijoada organizada, segundo a assessoria de imprensa do candidato, "por um grupo de gays, bissexuais, transsexuais, lésbicas e simpatizantes que apóiam sua candidatura".

Sob o título de "Salve salve, simpatia", o texto comemorava o fato de mais um candidato demonstrar simpatia ao "movimento GLBT (XYZ) na política alencarina". O evento aconteceu no primeiro sábado deste agosto, causando repercussão após alguns dias no Folha Online e no blog de política de O Povo.

Possuindo um foco diferente do texto de Cena G, a notícia publicada no site Folha Online relembrava a postura de Moroni nas últimas eleições em Fortaleza. A jornalista Kamila Fernandes, da Agência Folha, rememorou que "entre os fatos que marcaram o segundo turno de 2004 está uma propaganda feita pela campanha de Moroni em que uma atriz criticava o programa de governo de Luizianne, que propunha levar para as escolas públicas uma educação sexual que tratasse a homossexualidade de forma positiva'". O post no blog do O Povo, assinado pelo jornalista Érico Firmo, também relembrava a postura do candidato na época.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

60 dias - O grotesco e a cobertura



O GROTESCO E A COBERTURA
Sempre considerei de mau-gosto a preferência das editorias de política por imagens, no mínimo, desconcertantes dos personagens do noticiário. Por que, por exemplo, publicar uma foto do Gilberto Gil fazendo careta em vez de discursando, cantando, o que seja?

É fato que o gosto pelo grotesco faz parte da psique humana, como nos ensina a psicologia, mas séculos de processo educativo (ou repressivo, que seja) fez com que a sociedade ocidental (não posso falar pela oriental) criasse alguns limites a essa característica de nossa mente.

Ontem, 5 de agosto, o Diário do Nordeste ultrapassou um desses limites. O modo como os candidatos foram apresentados no infográfico sobre o resultado da primeira pesquisa Ibope/Verdes Mares foi não apenas de mau-gosto, mas ofensivo, desrespeitoso.

Optou-se pelo mais fácil em detrimento de um trabalho mais bem elaborado e executado (caso dos candidatos de papel de O Povo). Até mesmo a utilização das surradas caricaturas poderiater resultado em algo esteticamente mais aceitável.

A manipulação da foto da prefeita-candidata Luizianne Lins, de tão trash, acabou deixando-a a cara do Sloth do filme The Goonies, título bastante familiar aos telespectadores da Sessão da Tarde e do Cinema em Casa.

É de lamentar.




Inspiração? Imagens: Reprodução


Agora vou entrar na área que anda me fascinando cada vez mais nos últimos meses: o design de jornais.

O PACOTE DA INFORMAÇÃO

Quanto ao seu caráter informativo, o infográfico apresentado pelo Diário continua pecando. Ao tentar fugir das representações tradicionais dos resultados das pesquisas, o jornal da família Queiroz optou por utilizar uma tabela onde os números obtidos por cada candidato é representado por bonequinhos. Quanto mais bonequinhos, mais intenção de voto. Entretanto, em vez dos bonequinhos estarem todos juntos e os de cada candidato com uma cor diferenciada (como nos gráficos utilizados para mostrar a divisão dos assentos do Congreso), os bonecos estão numa tabela. E não é de hoje que os designers de informação sabem que as tabelas não são a melhor maneira de representar pesquisas de opinião.

Hoje, o Diário insistiu nas tabelas. Um exemplar imenso ocupava cinco colunas da página 6. O resultado visual foi algo parecido com indicadores econômicos e que não "convida" o leitor a conhecer os dados. O leitor escaneador (scanner), então, dificilmente se detirá em algo tão confuso. Não houve a devida preocupação com a readability (não sei traduzir; seria algo como "leitura") da peça.

Enquanto isso, o jornal O Povo consegue um resultado muito superior utilizando o super tradicional gráfico de pizza.


Infográfico do dia 5: Fotos grotescas e apresentaçao deficiente. (Clique para ampliar)

Tabela do dia 6: Confusão (Clique para ampliar)

O Povo: Pizza ainda é mais eficiente. Imagens: Reprodução (Clique para ampliar)


No clipping do E-leitor você encontra todas as matérias sobre as eleições deste ano em Fortaleza publicadas pelos jornais Diário do Nordeste, O Estado e O Povo, e também por portais de nacionais, desde o dia 1º de agosto.

Pesquisa Tv Verdes Mares-Ibope - pt.2: Ibope divulga nota



São Paulo, 6 de agosto de 2008

À imprensa de Fortaleza

O IBOPE Inteligência vem a público informar que, ao contrário do que foi divulgado na última segunda-feira, dia 4 de agosto, o percentual de votos de Moroni num eventual segundo turno contra Luizianne Lins é de 49% e não 40%, como divulgado. Por outro lado, o percentual da candidata do PT, nesse mesmo eventual segundo turno, é de 40%, e não 49% como foi divulgado.

Ressaltamos que o relatório da pesquisa correto está à disposição de todos no site do IBOPE (www.ibope.com.br).

Reiteramos também que esse equívoco foi de inteira responsabilidade IBOPE, e lamentamos profundamente o ocorrido, contando com a compreensão de todos os envolvidos.

Atenciosamente,

Maria Cavallari Nunes

Diretora executiva de atendimento e planejamento

IBOPE Inteligência


Fonte: http://eleicoes-fortaleza2008.blogspot.com/2008/08/ibope-envia-nota-imprensa-esclarecendo.html

Pesquisa Tv Verdes Mares-Ibope: dados diferentes



Uma de nossas fontes entrou em contato hoje com E-leitor e mostraram uma possível falha na exibição dos dados na última pesquisa Tv Verdes Mares-Ibope, publicada ontem, dia 5, pelo jornal Diário do Nordeste. Na pesquisa publicada pelo jornal, a simulação de segundo turno entre o candidato Moroni Torgan (DEM) e a candidata Luizianne Lins (PT), o democrata teria 40% dos votos contra 49% das intenções de voto para a petista. Entretanto, no site do Ibope onde a mesma pesquisa está publicada, Moroni Torgan aparece com 49% das intenções de voto, enquanto que a Luizianne Lins apresenta 40%.
A equipe entrou em contato com o jornal Diário do Nordeste via telefone, foi direcionada a vários setores da empresa e não obteve resposta alguma sobre o incidente. O fato chamou a atenção de E-leitor, que providenciará em breve uma checagem nas fontes de pesquisa e no que foi publicado em veículos de comunicação.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Caricaturas mal resolvidas



Ontem, terça-feira 5, o jornal Diário do Nordeste publicou a pesquisa da Tv Verdes Mares-Ibope, registrando empate técnico entre os candidatos Moroni Torgan (DEM) e Luizianne Lins (PT). Entretanto, o que venho chamar atenção aqui não são os resultados - já previamente postados em E-leitor - mas sim as imagens que a direção de arte do Diário do Nordeste usou pra representar os candidatos no infográfico.

Não consigo escrever isto sem ser impessoal, mas não consigo olhar a imagem distorcida da Luizianne Lins mais do que poucos segundos. Muita gente encarou como desrespeitoso o resultado das caricaturas - e, olhando pro Pastor Neto (PSC), Aguiar Júnior (PTC), a própria Luizianne Lins, e a Patrícia Saboya (PDT), dá pra constatar que quem fez isso estava bastante psicótico no momento.

Acho que não houve sucesso na intenção do pessoal da arte de fazer algo caricaturável dos candidatos a partir de fotos. Um exemplo oposto dessa situação acontece na identidade visual proposta pelo jornal O Povo na cobertura dessas eleições. A Cecília Andrade, uma das ilustradoras do jornal, retratou os candidatos como brinquedos feitos de papel construídos em papercraft. Algo bem inesperado - e esteticamente mais agradável.

É curioso pensar também como essa representação escolhida por cada veículo reflete o modo como o mesmo enxerga o assunto abordado. Como será que o Diário do Nordeste enxerga as eleições, caso continue seguindo com aquele tipo de representação? E o jornal O Povo, será que vê os candidatos como "brinquedos de papel"?
Isso dá, no mínimo, uma boa viagem...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

62 dias - Pesquisa Ibope divulgada



A TV Verdes Mares divulgou agora à noite a primeira pesquisa do Ibope para a eleição deste ano em Fortaleza. Não houve surpresas, os números são parecidos com os da última pesquisa, do Datafolha, divulgada na semana passada pelo grupo O Povo.

Os números são estes:


Acompanhe o E-leitor para conferir uma comparação entre os números da primeira rodada de pesquisas para a campanha a prefeito deste ano.

"Meu voto? Quanto?!" - Breaking News via e-mail




de: Neves Neto
para: yuri.leonardo@gmail.com
data: 4 de agosto de 2008 02:08
assunto: Primeiro post
enviado por gmail.com


Sinceramente, Yuri, eu achei que você deveria ter adicionado mais opinião ao texto, pois aquela linguagem "diplomática" já é o que está nos jornais.

Pra balançar um pouco sua verve opinativa: No interior, meu amigo, compra de voto é algo obrigatório! Vereador não é legislador, mas quebra-galho. As pessoas votam porque o vereador dá um par de óculos, umas telhas pra ajeitar a casa, paga cinco reais, e por aí vai...

E isso não é coisa do passado não, está acontecendo agora, nesta campanha. E continuará acontecendo. O nosso povo é muito necessitado,muito mal educado. Ninguém sabe para que diabos serve um vereador; aliás, há vereador que nem conhece sua missão.

É muito citadino, muito classe-média, esse espanto com notícias de compras de votos. Se um deputado vende o seu voto, por que não vai comprar?

Um abraço e até mais tarde!

PS: Não escrevo mais porque digitar no celular é foda. Se eu não responder é porque tô dormindo.

(Esqueci de uma coisa: #prontofalei)

--
Neves Neto

domingo, 3 de agosto de 2008

Meu voto? Quanto?!

Seção publicada às quartas e aos domingos

Oito em cem eleitores de Fortaleza já escutaram alguma proposta pra vender o próprio voto, segundo a manchete dessa edição dominical do jornal O Povo. A pesquisa O Povo/Datafolha revelou que desses 8% de gente, 5% não aceitaram vender o voto e 3% aceitaram negociar pra receber algo em troca. Fazendo as contas, 92% nunca recebeu oferta.

Érico Firmo, que assina a matéria, ainda destrincha mais e faz os cálculos: a porcentagem pode parecer pequena, mas daria para eleger até cinco vereadores e é duas vezes e meia maior do que a diferença entre os dois candidatos mais bem colocados na última eleição, há quatro anos!

A mesma pesquisa demonstra que jovens (16~24 anos), estudantes e ateus são os mais descrentes (com trocadilho) do compromisso do brasileiro com o voto. Os números dos três grupos são de 89%, 88% e 94%, respectivamente.

Jovens, estudantes e ateus?
Alguém aí falou em universitário de humanidades ou foi só impressão minha?

-- -- --

No mesmo mote, o caderno dominical de política do jornal também publicou como está a situação de compra de votos no interior do estado. Também saiu pelas ruas perguntando pra algumas pessoas quanto valia o voto delas. Mas o destaque da edição vai mesmo pra reportagem de Giselle Dutra e Indyra Tomaz. As duas investigaram alguns comitês de campanha e descobriram certas relações de troca entre benefício e apoio. O resultado você lê aqui.
 
Creative Commons License
Esta obra está protegida sob uma Licença Creative Commons.