
Oito em cem eleitores de Fortaleza já escutaram alguma proposta pra vender o próprio voto, segundo a manchete dessa edição dominical do jornal O Povo. A pesquisa O Povo/Datafolha revelou que desses 8% de gente, 5% não aceitaram vender o voto e 3% aceitaram negociar pra receber algo em troca. Fazendo as contas, 92% nunca recebeu oferta.
Érico Firmo, que assina a matéria, ainda destrincha mais e faz os cálculos: a porcentagem pode parecer pequena, mas daria para eleger até cinco vereadores e é duas vezes e meia maior do que a diferença entre os dois candidatos mais bem colocados na última eleição, há quatro anos!
A mesma pesquisa demonstra que jovens (16~24 anos), estudantes e ateus são os mais descrentes (com trocadilho) do compromisso do brasileiro com o voto. Os números dos três grupos são de 89%, 88% e 94%, respectivamente.
Jovens, estudantes e ateus?
Alguém aí falou em universitário de humanidades ou foi só impressão minha?
-- -- --
No mesmo mote, o caderno dominical de política do jornal também publicou como está a situação de compra de votos no interior do estado. Também saiu pelas ruas perguntando pra algumas pessoas quanto valia o voto delas. Mas o destaque da edição vai mesmo pra reportagem de Giselle Dutra e Indyra Tomaz. As duas investigaram alguns comitês de campanha e descobriram certas relações de troca entre benefício e apoio. O resultado você lê aqui.
pois é. vi esse jornal hoje.
ResponderExcluire esse é o principal problema, como pouca gente leva a sério essas coisa, fica essa esculhambação sempre.
Jovens, universitários e ateus... E pensar que esses aí um dia quiseram mudar o mundo. Difícil fazer isso se você não acredita em ninguém além de você mesmo.
ResponderExcluir