sexta-feira, 5 de setembro de 2008

30 dias: Um bom serviço de utilidade pública



A 30 dias da eleição - e, possivelmente, do fim deste blogue - o Folha Online divulgou hoje um especial sobre as eleições deste ano de muita utilidade. No site fez a ficha de todos os principais candidatos a prefeito das 26 capitais do país, disponibilizando ao eleitor interessado um perfil bem trabalhado. Também foi elaborada uma lista com as fichas de vereadores que ficou restrita aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

As fichas têm informações que vão desde o nome completo, idade, situação do CPF na Receita Federal e patrimônio declarado, até uma lista de dez perguntas sobre plano de governo e referências no acervo de reportagens do site. Sobre a lista de perguntas a cada candidato, as temáticas moradia, saúde, turismo e segurança são bem específicas, abordando a situação do Instituto José Frota (IJF), o êxodo rural, exploração sexual e a má condição urbana. Carlinhos (PCB), Adahil Barreto (PR), Aguiar Jr (PTC) e Patricia Saboya (PDT) foram os únicos candidatos que não responderam a lista.

O especial do Folha Online pode ser visto aqui para a consulta nacional.
E a lista de prefeituráveis de Fortaleza, em especial, você vê aqui.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

33 dias: Mais outra ação estranha da Comaduec...


Saiu hoje no jornal O Estado:

Ontem à noite, a Convenção de Ministros das Assembléias de Deus Unidas do Estado do Ceará (Comaduec) reapareceu no cenário político municipal. Integrantes do grupo, que está proibido pela Justiça de realizar qualquer tipo de manifesto, distribuíram, na noite desta segunda-feira, na Praça do Ferreira, o resultado de uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Fortaleza realizada pela própria Comaduec.

A denúncia de que o material estava sendo entregue a populares foi feita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que enviou dois fiscais ao local para a checagem das informações. A autuação em flagrante, no entanto, não aconteceu, porque, quando os fiscais chegaram, o grupo já tinha ido embora.

Às 19h 15min, quando a reportagem do O Estado chegou à praça após saber do caso, o movimento estava calmo e não aparentava nenhuma movimentação brusca. Nos bancos, os mesmos freqüentadores de sempre. E em um deles, o professor Roberto Nogueira Santos, que, segundo informou, foi abordado por quatro pessoas por volta das 19h, dizendo: "olha aí a intenção de voto como está".

Seu Roberto explicou que, em momento algum, eles se identificaram ou citaram o nome de algum candidato. Tinham, porém, muitos panfletos debaixo do braço. "Uma dessas pessoas era um homem engravatado. Eles vieram como um meteoro e saíram como um meteoro", disse.

A matéria completa pode ser lida aqui.
E o panfleto distribuído ontem pode ser visto aqui.

domingo, 31 de agosto de 2008

35 dias: Três campanhas; incontáveis desafios



Hoje o E-leitor traz um artigo de Geimison Maia, também estudante do 4º semestre de Jornalismo da UFC.


Bom, o meu primeiro comentário neste blog será sobre os números da pesquisa Datafolha, na disputa pela prefeitura de Fortaleza. Sei que esta análise está totalmente atrasada e por dois motivos: 1) pela fala de tempo deste ilustre (?) comentarista e 2) porque estava esperando as mudanças nas campanhas após a divulgação da pesquisa.

Vamos analisar as campanhas de Luizianne (PT), Moroni (DEM) e Patrícia (PDT).

Antes, os números da pesquisa Datafolha, estimulada.


Estimulada - 1º turno // Os demais candidatos não pontuaram
 


Margem de erro: +/-3%


LUIZIANNE LIDERA
O crescimento de Luizianne (PT) foi expressivo, acima da margem de erro. Na 1ª semana de campanha eleitoral, a candidata conseguiu se reabilitar diante do eleitorado. Cresceu e lidera em quase todos os segmentos em que a pesquisa é dividida. Destaque para queda entre o eleitorado de nível superior.

Qual o segredo do sucesso? 1º) A candidata fez em uma semana o que não fez em quase quatro anos de governo: defender sua gestão. Porém, se Luizianne quiser se manter forte, terá que ir além disso. Precisa apresentar para a população as suas propostas para os próximos quatro anos. E, para isso, não pode só prometer a conclusão das obras iniciadas na sua primeira gestão. 2º) Luizianne fez uma campanha melodramática na 1ª semana de horário eleitoral. Campanha melodramática sempre dá certo. Os marqueteiros sabem disso. Duda Mendonça é o marqueteiro de Luizianne. Duda Mendonça foi o marqueteiro de Lula. Marqueteiro é aquele que cuida do marketing, da imagem, das aparências do candidato.


MORONI DISPOSTO A CORRER RISCO
Moroni (DEM) se manteve estável. Destaque para os votos que ganhou na classe média-alta. Provavelmente por influência do seu vice, Alexandre Pereira, que representa a classe empresarial. Na primeira semana de campanha, deixou de lado as críticas à candidata Luizianne Lins, quadro que começa a se reverter. Se não atacar a candidata da situação, deverá se manter estável durante toda a campanha, com uma leve tendência de queda. Cenário perigoso para Moroni. Se resolver atacar Luizianne pode ganhar votos. Como também pode perder. Parece que o candidato está disposto a correr esse risco.

Apenas um detalhe interessante: reparem como a campanha de Moroni está parecida com a campanha de Lula em 2002. Depois trataremos disso com mais profundidade.


PATRÍCIA MELODRAMÁTICA
Destas três campanhas, a de Patrícia (PDT) foi a que se mostrou menos eficiente, apesar da sua oscilação ter ficado na margem de erro. Caiu em quase todos os segmentos. Seu eleitorado mais forte é o de classe alta, acima de 10 salários mínimos. Ela precisa, em um curto prazo, ganhar votos, principalmente na classe média. Seu único crescimento acima da margem de erro foi entre o eleitorado jovem, provavelmente motivado pela grande presença deste segmento na sua propaganda eleitoral. Considero que o maior erro de Patrícia foi o de dedicar tanto tempo para atacar à candidata Luizianne Lins. Patrícia também precisa ampliar as suas propostas para a cidade e sair da campanha de uma nota só: a saúde.

Na sexta-feira (dia 29) a candidata chorou enquanto falava da sua luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Apesar de acreditar nos bons sentimentos da candidata, esse tipo de propaganda sempre soa falso, forçado. Porém, não deixa de ser uma campanha melodramática. E campanha melodramática sempre dá certo. Os marqueteiros sabem disso...

Sou capaz de apostar 50 centavos como Patrícia irá crescer na próxima pesquisa.
 
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