sexta-feira, 15 de agosto de 2008

51 dias: Moroni dispara no Vox Populi



A última pesquisa do instituto Vox Populi contratada pela TV Jangadeiro sobre as eleições deste ano em Fortaleza mostra a dinâmica das eleições municipais. Em menos de duas semanas, Moroni Torgan (DEM) creceu oito pontos, indo de 27% para 35%. Com um crescimento acima da margem de erro de +/- 3%, pode-se dizer que o democrata tem uma liderança mais sólida em relação às duas pesquisas anteriores, onde dividia tecnicamente a primeira posição com a prefeita-candidata Luizianne Lins (PT). A pestista manteve-se estável, com uma variação negativa de apenas um ponto (de 27% a 26%). Já a terceira colocada, Patrícia Saboya (PDT), se distanciou do dois primeiros, caindo quatro pontos (de 23% para 19%), ficando sete pontos atrás de Luzianne.

Com os três primeiros candidatos concentrando 80% das respostas dos entrevistados, o andar de baixo, que concentra seis candidatos (mais dois impugnados que estão recorrendo das decisões), fica muito embolado, com os postulantes a prefeito variando de 0% a 2%. Devido aos índices inferiores à margem de erro, não é possível considerar seriamente os movimento ocorridos entre esses candidatos, como a queda de um ponto sofrida por Renato Roseno (Psol) e Neto Nunes (PSC), que estavam com 2% nas duas primeiras pesquisas e agora estão com 1%. O deputado estadual Adahil Barreto (PR), que cravou 1% nas duas primeiras sondagens, nesta igualou-se a Aguiar Júnior (PTC) e José Carlos Vasconcelos (PCB) ao não pontuar. Já Luiz Gastão Bittencourt (PPS) manteve-se com 1%.

Como última observação pode-se perceber que o eleitorado parece decidir-se. Na pesquisa desta semana, apenas 8% não sabiam quem escolher ou não responderam.

O gráfico abaixo demonstra a evolução dos candidatosnas três primeiras pesquisas Jangadeiro/Vox Populi:




ATUALIZAÇÃO
Gráfico com a variação dos candidatos nas duas últimas pesquisas:


(clique nos gráficos para ampliá-los)

5 comentários:

  1. Não, eu não escolhi as cores, elas são automáticas

    ResponderExcluir
  2. Oi Pessoal,

    Adorei a proposta do blog. Mas acho que vocês poderiam ir para além de simples clipagens. Se tiverem tempo, apareçam nas planerias dos candidatos, nos comícios, nas caminhadas... Às vezes ele não aparecem, mas tem muita coisa interessante que dariam ótimas pautas e não é divulgada nos jornais (ainda muito presos aos releases das assessorias).

    Deixo ainda o convite para que vocês participem das atividades do grupo de Mídia e Política desse semestre que vai estudar a participação da juventude nas campanhas eleitorias.

    bjão

    Isabelle Azevedo

    ResponderExcluir
  3. Isabelle, compartilho com o seu pensamento.

    O tempo, entretanto, realmente é um obstáculo para que acompanhemos os candidatos "ao vivo"; por isso, estamos tentando focar o blog na opinião e na cobertura da mídia.

    Quem sabe com as tardes livres das aulas de Impresso nós possamos fazer isso.


    Obrigado por visitar o blog!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida a disputa vai se reservar a esses três nomes até o final. Como deve mesmo haver segundo turno, vai ser relevante a forma como a contenda política com o terceiro colocado vai se dar, pois esta pode ser definitiva no realinhamento da segunda fase da campanha.

    ResponderExcluir

 
Creative Commons License
Esta obra está protegida sob uma Licença Creative Commons.